PROF. ARGEOMAR

Minha foto
TERESINA, PIAUÍ, Brazil
32 ANOS DE IDADE, SENDO QUE HÁ 11 ANOS DEDICA-SE A EDUCAÇÃO COMO PROFESSOR DE QUÍMICA, ATUALMENTE LECIONA NOS COLÉGIOS: CEV, CERTO, CIDADÃO-CIDADÃ, MADRE DEUS, GILBERTO CAMPELO, INEC, ANGLO LAVOISIER, ANGLO PROVEST E TERESINA.

BIOLOGIA

               
                 PÁGINA ORGANIZADA PELO 
              PROFESSOR MARCELO VENTURA

Marcelo Cardoso da Silva Ventura 
Esp. Genética e Evolução
Esp. Ciências Ambientais
IFPI - CAMPUS ANGICAL 


UESPI - 2012 - COMENTADA


01. O planeta abriga uma imensa diversidade biológica, cuja origem possivelmente ocorreu em lagos e oceanos na Terra primitiva. Considerando que a formação de coacervados, ilustrada abaixo, poderia fornecer uma explicação para o surgimento da vida, há bilhões de anos atrás, analise as afirmativas abaixo.

 
1) Caso houvesse disponibilidade de metano, amônia, hidrogênio e água na atmosfera da Terra primitiva, tais compostos seriam prováveis fontes de aminoácidos necessários à formação de coacervados.
2) Os coacervados eram células eucariontes primitivas envoltas por uma película de água e
com funções básicas intracelulares, como absorção e excreção.
3) Nos coacervados, as reações químicas eram promovidas com energia de ativação fornecida pela radiação solar e pelas descargas elétricas. Está (ão) correta (s) apenas:
A) 1 e 2        B) 1 e 3         C) 1         D) 2        E) 2 e 3

COMENTÁRIO:

Típica questão envolvendo conteúdo sobre Origem da vida, os itens 1 e 3 versam sobre a composição química e procedimento metabólico proposto por Oparin e Haldane, considerada atualmente uma hipótese refutada, mas que ainda permeia os livros de Biologia e trata da Hipótese heterotrófica. O item 1 trata dos componentes químicos necessários para a montagem das primeiras biomoléculas, os proteinóides, que tem como monômeros, os aminoácidos. Já o item 3 trata da energia dispensada como energia de ativação para o desenvolvimento das atividades dos coacervados e a aquisição de complexidade a partir da metabolização de compostos orgânicos, agregação molecular e manutenção do material interno diverso do material externo por uma semipermeável.

O item 2 faz a conexão entre coacervados e células eucariontes, é um ponto improcedente, os coacervados não eram células, muito menos com um nível de organização eucariótico. O processo de evolução celular parte do pressuposto de que no desenvolvimento evolutivo biológico, os organismos evoluem da forma mais simples para a mais complexa, sendo que desta forma não poderia iniciar-se como células eucarióticas, pois estas são mais complexas do que as células procarióticas. E coacervados na verdade significa aglomerado. No caso deste conteúdo, aglomerado de compostos orgânicos.

02. Os sais minerais são essenciais em uma alimentação saudável, pois exercem várias funções reguladoras no corpo humano. Sobre esse assunto, faça a correspondência entre as colunas apresentadas abaixo.
1) Ferro          2) Sódio     3) Cálcio  4) Fósforo    5) Potássio

(   ) Equilíbrio osmótico celular.
(   ) Essencial à coagulação sanguínea.
(   ) Transferência energética durante reações metabólicas celulares.
(   ) Componente da mioglobina e enzimas respiratórias.
(   ) Contração muscular e condução de impulsos nervosos.
A sequência correta é:
A) 2, 3, 4, 1, 5.            B) 3, 2, 4, 5, 1.        C) 5, 1, 3, 2, 4.
D) 1, 4, 3, 5, 2.       E) 2, 4, 3, 5, 1.

COMENTÁRIO:

Na 2ª questão tem-se o tópico sobre o estudo de compostos celulares, neste caso, componente inorgânicos e especificamente, os sais minerais.
A correlação entre estes sais minerais e suas respectivas funções é bem direta.

O Ferro em sua forma de íon ferroso (Fe++) faz parte do radical heme, que contribui na estruturação da montagem da molécula de hemoglobina que contém 574 aminoácidos e é responsável direto pelo transporte de oxigênio para todo o organismo através das hemácias.

O Sódio na forma de cátion (Na+) é um íon que atua no equilíbrio osmótico, e ocorre na porção externa da membrana plasmática do neurônio.

O Cálcio tem tríplice função na forma de íon (Ca++): atua na calcificação de ossos e dentes, coagulação sanguinea e contração muscular.

O Fósforo atua na forma de (PO4-3 ) com função estrutural na montagem da molécula de ATP (adenosina tri-fosfato), a qual é responsável pela liberação de energia no espaço citoplasmático e atua ainda como sinalizadora entre células, também atua na estrutura dos ácidos nucléicos (DNA e RNA).

O Potássio como íon (K+) apresenta função osmorregulatória, é o principal cátion intracelular e também permeia internamente a membrana plasmática dos neurônios propiciando a transmissão de impulsos elétricos.

03. Sobre o processo de replicação do DNA nos organismos, é correto afirmar o que segue.
A) A enzima DNA polimerase utiliza as fitas do DNA como molde para a replicação e a transcrição, respectivamente.
B) É semiconservativa, pois as novas duplas fitas são formadas a partir do DNA mãe.
C) É semelhante em organismos procariotos e eucariotos.
D) É mais rápida nos príons que em células eucariontes.
E) Ocorre na prófase I do ciclo celular.

COMENTÁRIO:

O gabarito anunciado pela instituição é a letra C (É semelhante em organismos procariotos e eucariotos) De acordo com os procedimentos utilizados nas ciências com título de informação no tocante à semelhança entre estruturas, funcionamentos, organismos, entre outros tópicos em que se procura diferença ou semelhança, apresenta os itens a serem comparados como por exemplo: medidas de massa, tamanho, circunferência, cor, entre outros. Da forma que foi colocado no item do gabarito fica muito vago. De acordo com (Pearce, 2004) no livro – Genética um enfoque conceitual p. 321 é citado “Embora muitos aspectos da replicação nas células eucarióticas seja similar aos das células procarióticas, existem algumas diferenças importantes.
Diferenças mais óbvias:


1ª Os eucariontes tem múltiplas origens de replicação em seus cromossomos.
2ª Os eucariontes tem mais tipos de DNA polimerases, com funções diferentes.
3ª Os eucariontes apresentam montagens de nucleossomos imediatamente após o processo de replicação.

Desta forma, a questão apresenta ponto falho no gabarito, pois o item correto deveria especificar os pontos de semelhança e ainda sim o item na letra B não está incorreto, portanto a questão deve ser anulada e caso não ocorra, deve-se em aulas subseqüentes nas quais se use tal questão fazer a ressalva sobre tais informações aqui prestadas.


04. As técnicas de clonagem têm produzido uma série de avanços biotecnológicos; contudo não são ferramentas com potencial aplicação:
A) na conservação do patrimônio genético de plantas e animais sob perigo de extinção.
B) na criação de plantas cultivadas resistentes a pragas agrícolas.
C) na síntese de fármacos de interesse humano em bactérias transgênicas.
D) na produção de seres humanos para fins de transplantes de órgãos.
E) no crescimento de nervos em pessoas com lesões na coluna cervical.

COMENTÁRIO

A questão 04 versa sobre Biotecnologia e apresenta um item incorreto bem óbvio, já que diante de empecilhos éticos e culturais respeitado pela sociedade civil organizada e pela sociedade científica projetos de fabricação de seres humanos não são permitidas e muito menos com o cunho de serem fabricados para cederem órgãos de reposição a outros seres humanos. Portanto o item incorreto e objetivo da questão ser a letra D.

05. O funcionamento dos organismos vivos depende de enzimas, as quais são essenciais às reações metabólicas celulares. Essas moléculas:
A) possuem cadeias nucleotídicas com dobramentos tridimensionais que reconhecem o substrato numa reação do tipo chave-fechadura.
B) diminuem a energia de ativação necessária à conversão dos reagentes em produtos.
C) aumentam a velocidade das reações químicas quando submetidas a pH maior que 8,0 e menor que 6,0.
D) são desnaturadas em temperaturas próximas de 0oC, paralisando as reações químicas metabólicas.
E) são consumidas em reações metabólicas exotérmicas, mas não alteram o equilíbrio químico.

COMENTÁRIOS:
As enzimas são compostos orgânicos, também conhecidas como biocatalizadores, que atuam geralmente de forma específica em seu substrato, são formadas em sua maioria por aminoácidos e não nucleotídeos, alteram a velocidade de uma reação, são específicas quanto ao pH, não são consumidas nas reações em ocorre sua presença e atuam baixando a Ea (energia de ativação) para dar início á transformação química de reagentes em produtos, garantindo assim, para esta questão a alternativa na letra B.

06. O metabolismo celular fermentativo é um processo de degradação de moléculas orgânicas com liberação de energia usada para formar ATP. A fermentação lática, um dos processos fermentativos:
A) é resultado do anabolismo de carboidratos, cuja regeneração do NAD gera um produto final oxidado.
B) produz quatro moléculas de ácido lático e gás carbônico por molécula de glicose.
C) quando realizada por bactérias no leite, provoca a coagulação de proteínas.
D) na presença de oxigênio, produz saldo energético superior à respiração aeróbica.
E) gera 4 ATPs de saldo energético a partir da degradação do ácido pirúvico.

COMENTÁRIO:

Essa é uma questão do conteúdo de metabolismo energético, o item C responde de forma satisfatória o questionamento, pois na fermentação lática, ou seja, a formação do lactato de forma anaeróbica não há liberação de CO2 procedendo com a seguinte reação: glicose + 2 Pi + 2 ADP → 2 lactato + 2 ATP +2 H2O, então, como pode-se perceber, a quantidade de ATP produzida é de apenas 2 moléculas. Pode-se perceber também que o processo ocorre na ausência de Oxigênio. “O acúmulo de ácido lático, faz baixar o pH do leite, provocando coagulação de suas proteínas e formação de um coalho solidificado, usado também na fabricação de queijos”.(Amabis e Martho, Biologia das Células,2004)



07. A reprodução sexuada gera variabilidade genética dentre os seres vivos. Para tanto, durante a formação dos gametas sexuais, um processo de meiose forma células filhas com metade do número de cromossomos da célula mãe. Sobre este processo, ilustrado na figura abaixo, é correto afirmar que:

 
A) em “1”, é mostrada a prófase I, onde a condensação dos cromossomos os torna visíveis ao microscópio ótico.
B) na fase de diplóteno da Meiose I, os cromossomos homólogos iniciam sua separação, cujas cromátides se cruzam originando quiasmas.
C) na anáfase I, os pares de cromossomos homólogos prendem-se ao fuso acromático dispondo-se na região equatorial da célula.
D) na metáfase II, os microtúbulos do fuso acromático puxam as cromátides-irmãs para os polos opostos da célula.
E) na telófase II, desaparecem os nucléolos e a célula se divide (citocinese II).

COMENTÁRIO:

A questão 07 é relacionada ao processo de divisão celular meiótico e que no esquema mostrado são apresentadas as duas fases: meiose I e meiose II. Sabe-se que a meiose não faz parte do ciclo celular por não ocorrer em todas as células, ocorrendo apenas em células germinativas para a formação dos gametas, as células sexuais. Neste evento meiótico, a prófase I é subdividida em 05 etapas: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese. Estes eventos nesta sequência dão um sentido de raciocínio o que permite um maior conhecimento acadêmico para fins de instrução. 

No leptóteno (Grego: leptos=delgado e tainia=fita ou filamento) a cromatina ainda descondensada, apresenta-se muito fina, ou seja, no zigóteno (Grego: zigós=união, laço) dá-se continuidade à condensação cromossômica, sendo esta fase marcada pela aproximação e pareamento entre os cromossomos homólogos. A terceira etapa é o paquíteno (Grego: paquys=espesso) na qual os cromossomos permanecem emparelhados e bem condensados. O emparelhamento visualizado ao microscópio óptico é dado pela formação do complexo sinaptonêmico. 

O conjunto cromossômico constituído pela união dos homólogos é chamado de bivalente ou tétrade, bivalente porque são dois cromossomos mantém-se unidos e tétrade porque apresentam 04 cromátides. É ainda nesta fase que ocorre um evento de fenomenal importância para a meiose, a permutação, crossing-over ou a recombinação genética. Tal evento molecular envolve troca de genes entre os cromossomos de origem materna e paterna. No diplóteno, fase seguinte, grande parte do complexo sinaptonêmico é extraída do bivalente, obsevando-se um princípio de separação entre os cromossomos homólogos, que passam a ser observados de forma individual, como nem todo complexo sinaptonêmico é extraído, em determinados pontos, é observado quiasma (Grego: chiasma=em forma de cruz). A diacinese (Grego: dia=através e kinesis=movimento) é caracterizada pelo aumento da repulsão entre os cromossomos homólogos e terminalização dos quiasmas, não confunda terminalização com finalização, ou mesmo, término. O que ocorre na verdade é o deslocamento dos quiasmas para a extremidade dos cromossomos à medida que a separação aumenta. 

Ainda nesta fase, a manutenção dos quiasmas proporciona uma distribuição correta durante a anáfase I. Caso não houvesse quiasmas, a segregação poder-se-ia ocorrer de forma anômala, o que poderia proporcionar a ocorrência de doenças hereditárias. Observa-se ainda nesta fase um aumento significativo na condensação dos cromossomos e um preparo providencial para poder passar para a fase seguinte.

08. As cianobactérias são organismos frequentemente encontrados no ambiente aquático. Esses organismos:
A) são procariontes com material genético diploide e pertencentes ao Reino Protista.
B) são uni ou multicelulares com parede celular rígida e flagelos locomotores.
C) possuem pigmentos fotossintéticos, mas realizam quimiossíntese como metabolismo energético.
D) podem, em ambientes eutrofizados, proliferar e produzir toxinas que contaminam peixes.
E) participam, igual a outras bactérias, das cadeias alimentares como produtores e decompositores.

COMENTÁRIO:

Eutrofização  etimologia (gr. eutrophía 'bom estado de nutrição')
 É o processo de enriquecimento de ambiente aquático, natural ou artificial, causando aumento da concentração de nutrientes de origem orgânica e/ou inorgânica, que traz como conseqüência alterações nas comunidades aquáticas.

As cianobactérias são organismos unicelulares, procarióticos, aeróbicos e fotoautotróficos. O processo de eutrofização favorece o aumento das cianobactérias como Microcystis aeruginosa e o gênero Anabaena, sendo este, o gênero com o maior número de espécies potencialmente tóxicas de acordo com Sant’anna e Azevedo (2000). As cianotoxinas são as toxinas produzidas por cianobactérias e tem estrutura química à base de peptídeos cíclicos, alcalóides e lipopolissacarídeos. As cianotoxinas apresentam caracteres farmacológicos de origem hepatotóxica ou neurotóxica dependendo de sua composição química e quando ingeridas por mamíferos podem causar sua morte principalmente por parada respiratória.

09. Sobre as características do eumiceto mostrado abaixo, analise as afirmativas que se seguem.

 
1) Com a confecção de lâminas a partir das estruturas acima, seria possível visualizar hifas e micélios, estruturas filamentosas multicelulares.
2) O corpo de frutificação acima, típico de fungos do filo dos zigomicetos, não é formado por tecidos verdadeiros e representa uma fase do ciclo sexual.
3) Nas lamelas (A) do chapéu do cogumelo ocorrem estruturas chamadas basídios, produtoras de esporos sexuais haplóides.

Está (ão) correta (s) apenas:
A) 1 e 3        B) 2 e 3        C) 1 e 2        D) 1      E) 3

COMENTÁRIO:

Esta é uma questão que versa sobre o reino Fungi, organismos que tem como características serem eucarióticos, heterotróficos e apresentarem organização celular de forma uni ou multicelular. Sua estrutura básica é a hifa, estrutura filamentar que tem parede celular externa geralmente formada por quitina que envolve o conteúdo citoplasmático podendo neste, conter um ou mais núcleos. As hifas ainda podem ser cenocíticas, quando seus filamentos são contínuos, sem divisões transversais, preenchida por massas citoplasmáticas com centenas de núcleos ou septadas, quando tem paredes transversais chamados de septos que delimitam compartimentos celulares com dois ou mais núcleos. Os septos são incompletos e apresentam um orifício que possibilita comunicação entre o compartimento citoplasmático de células vizinhas. O conjunto das hifas forma o micélio. 

Os fungos apresentam uma grande diversidade estrutura e uma grande variedade de enzimas. Atualmente o fungo da espécie Armillaria ostoyae, encontrado sob o solo de uma floresta próxima das Strawberry Mountains, no estado norte americano do Oregon tem idade estimada de 2400 anos e se estende por uma área de quase 9 milhões de quilômetros quadrados. Este fungo é conhecido popularmente como cogumelo-do-mel de acordo com Amabis e Martho no livro Biologia dos Organismo (2009). O organismo na figura da questão em forma de cogumelo é um basidiomiceto, o qual forma no seu ciclo de reprodução sexuada, os basídios, de onde se originam os basidiósporos.

10. Apesar do coquetel anti-HIV, a AIDS ainda é responsável por grande mortandade no planeta. Considerando o que se sabe sobre o ciclo replicativo do vírus HIV, ilustrado abaixo, é correto afirmar o que segue.

 
A) O vírus é formado por moléculas de DNA envoltas por um capsídeo e um envelope lipoprotéico.
B) Glicoproteínas do envelope viral fazem a adesão aos receptores CD8 da membrana celular.
C) O RNA viral é inserido no núcleo pela enzima integrase que o fusiona ao DNA celular.
D) O DNA viral é transcrito e traduzido formando proteases que degradam o DNA celular.
E) Drogas que inibem a ação da transcriptase reversa viral impedem a produção dos provírus.

COMENTÁRIO:

Nesta questão farei o comentário por item:
A) O vírus é formado por moléculas de RNA e não de DNA.
B) As glicoproteínas do envelope viral fazem a adesão aos receptores CD4 da membrana celular.
C) O RNA viral é inserido no núcleo pela enzima ligase que fusiona ao DNA celular.
D) O RNA viral transcreve de forma reversa através da transcriptase reversa o DNA que transcreve o RNA e este traduz enzimas protéicas que o ligarão ao DNA celular formando o profago ou provirus.

Os itens acima são as correções sugeridas para as alternativas citadas na questão.

Provirus: formação ocorrente quando o material genético viral se associa ao material genético celular, no caso do vírus HIV, ao DNA no núcleo da célula.

11. Abaixo é ilustrado um simples teste para detectar a resistência de bactérias aos antibióticos de uso humano, indicados para terapia contra infecções. Admita que, no teste hipotético abaixo, concentrações iguais dos antibióticos 1, 2 e 3 foram inoculados em discos de papel de filtro que, a seguir, foram transferidos para placas com nutrientes contendo a bactéria Escherichia coli. Após 24 horas de exposição:

 
A) a bactéria foi igualmente sensível aos antibióticos 1 e 2.
B) o antibiótico 1, somente, exerceu uma ação inibitória, mas não foi bactericida.
C) o uso indiscriminado de antibióticos poderia explicar o resultado apresentado com o antibiótico 3.
D) genes de resistência a antibióticos transferidos por “conjugação” são a causa do resultado com o antibiótico 3.
E) o antibiótico 2 possui ação contra Escherichia coli e outras bactérias de diferentes espécies.

COMENTÁRIO:

O item A não satisfaz a questão na busca pela resposta correta devido às áreas de crescimento apresentar circunferências com diâmetros diferentes, caso ambas fossem igualmente sensíveis ao antibiótico as áreas apresentadas pelas colônias bacterianas seriam iguais ou muito próximas uma da outra em suas circunferências.

O item B não procede como alternativa correta devido à ação do antibiótico não ser especificado na questão, pois os antibióticos podem ser de origem bacteriostática ou bactericida, no primeiro caso, a divisão binária bacteriana é retardada e não é evidenciado aumento numérico bacteriano significativo. Enquanto no segundo caso, o antibiótico vem a matar as bactérias.

O item C, gabarito desta questão vale ressaltar que a não mortandade bacteriana não se dá pelo costume ou adaptação que a bactéria adquiriu e sim porque a substância usada como antibiótico não sensibilizou a cultura bacteriana em 3, não causando nesta, ação bactericida ou bacteriostática.

No item D observa-se que é citado um tipo de recombinação bacteriana (conjugação), e que não é feito nenhum tipo de alusão a tal atividade na questão e não só esta atividade de recombinação pode propiciar tal resistência, além da conjugação ainda podemos citar a transdução e a transformação. Além destas atividades de recombinação gênica que podem conferir resistência bacteriana não poderia deixar de citar os plasmídios, moléculas adicionais circulares de DNA, não essenciais à vida bacteriana, mas que podem quando houver, pode conferir-lhes resistência por conterem genes que destroem substâncias tóxicas como os antibióticos.

O item E não apresenta consistência, pois não é citado outro tipo bacteriano no experimento a não ser a espécie Escherichia coli. Sabendo-se dos tipos bacterianos quanto ao método de coloração de Gram, estas podem ser Gram positivas e Gram negativas e por apresentarem esta variedade estrutural, o mesmo antibiótico muitas vezes não tem ação idêntica em variados tipos bacterianos.

12. Dentre as idéias evolucionistas que prevaleceram no século XX e ainda são objeto de discussão atual, a teoria do “equilíbrio pontuado” dos paleontologistas americanos Niles Eldredge e Stephen Jay Gould, defendia que a evolução dos organismos ocorreu:
A) de forma lenta e gradual, mas sem alterações expressivas em suas características.
B) de forma lenta e gradual, com alterações expressivas em suas características.
C) de forma rápida, com alterações expressivas em suas características.
D) de forma rápida, mas sem alterações expressivas em suas características.
E) de forma lenta e gradual em alguns períodos, intercalados por uma evolução rápida com alterações expressivas.

COMENTÁRIO:

Nesta questão tem-se idéias enunciadas para a explicação da origem das novidades evolutivas, mas trata da hipótese do equilíbrio pontuado proposta pelos paleontólogos Niles Eldredge e Stephen Jay Gould explicita  que espécies morfologicamente distintas aparecem subitamente, virtualmente sem nenhuma evidência de formas de transição intermediárias, depois de longos períodos de mudança muito rápida para uma nova  morfologia estável. Exceto em linhagem de fósseis raramente completas, a impressão é de aparente ESTASE por longos períodos, “pontuadas” por períodos de mudança muito rápida para uma nova morfologia estável.(Futuyma 1992). Esta postura ideológica vem contrapor o Gradualismo filético, que tem sua base em mudanças anagenéticas constantes. O item na alternativa E é mais próximo da explicação da hipótese do equilíbrio pontuado, sendo que o termo (de forma lenta e gradual em alguns períodos) refere-se ao período de ESTASE e o termo (intercalados por um evolução rápida com alterações específicas) se refere aos períodos pontuados.

13. Uma das condições para que uma população mendeliana mantenha as frequências de alelos constantes, ou seja, em equilíbrio gênico, com o passar das gerações, é:
A) a ocorrência de mutações.
B) a seleção natural.
C) a existência de poucos indivíduos.
D) a migração com fluxo gênico.
E) o acasalamento aleatório.

COMENTÁRIO:

A questão acima refere-se também à evolução biológica e pede como item para satisfazer o questionamento uma condição para que a população natural se mantenha em equilíbrio gênico, ou seja, não haja através das gerações mudanças nas freqüências dos alelos, para satisfazer tal condição:
1) Não deve ocorrer mutações.
2) Não deve haver preferência por nenhum dos alelos.
3) A população tem que ser numerosa.
4) Não deve haver migrações nesta população em estudo.
5) Os cruzamentos tem que ser panmíticos, ou seja, não deve haver seleção sexual de interesse antrópico. Os acasalamentos tem que partir naturalmente pelos partícipes desta população.

Daí somente o item na letra E satisfazer tal condição.

14. Não pode ser considerada uma aplicação dos princípios eugenistas:
A) a segregação de pessoas que portam alguma deficiência.
B) a castração em massa de indivíduos criminosos ou com doenças mentais.
C) a eliminação de seres humanos com características genéticas desvantajosas à prole.
D) o melhoramento genético das raças de rebanhos bovinos.
E) a produção de um banco de esperma fornecido por pessoas superdotadas.

COMENTÁRIO:

O termo eugenia só é empregado em seleção de coletividade humana baseada em leis da genética, portanto não se aplica ao item na letra D, já que trata-se de melhoramento de gado bovino.

 
15. Na charge bem humorada abaixo, a doação de resíduos para reciclagem é ilustrada. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta

 

A) A coleta seletiva de resíduos domésticos objetiva separar o lixo orgânico reciclável daquele não reciclável.
B) A reciclagem de garrafas de vidro implica menor gasto energético que sua confecção com matérias-primas.
C) A reciclagem de latas de aço deve ser estimulada porque esse material não se deteriora no ambiente.
D) O lixo nuclear deve ser despejado em aterros sanitários com sistemas de drenagem de efluentes líquidos (chorume).
E) Antes de serem recicladas, seringas utilizadas em procedimentos hospitalares devem ser lavadas com água e sabão.

COMENTÁRIO:

O processo de reciclagem do vidro requer um gasto energético bem menos do que sua produção através de areia, carbonato de cálcio.

16. Considerando os conceitos de produtividade energética nas cadeias alimentares, assinale a alternativa correta.
A) A produtividade primária bruta consiste na quantidade de energia efetivamente consumida pelo último consumidor da cadeia alimentar.
B) A produtividade primária líquida é dada com subtração da energia da produtividade primária bruta pela energia perdida na respiração celular.
C) A produtividade primária líquida é a energia total disponibilizada pelos produtores para os demais níveis tróficos.
D) A eficiência dos produtores de um ecossistema pode ser avaliada pela produtividade primária bruta.
E) Quanto menos níveis tróficos houver na cadeia alimentar, maior será a dissipação energética ao longo dela.


COMENTÁRIO:

O item na letra B está relacionado diretamente com uma característica do fluxo energético que é repassada a cada nível trófico ao longo de uma cadeia alimentar. A conta é feita do seguinte modo: PPB-R = PPL, em que: PPB é igual à produtividade primária bruta, que é o total de energia produzida no nível trófico dos produtores, R é igual à respiração, processo de degradação de energia e PPL é a produtividade primária líquida, e é o que sobra de energia do produtor na forma de energia a ser repassada ao nível trófico seguinte, no caso aqui exemplificado, dos consumidores primários. Caso o consumidor primário seja predado pelo consumidor secundário o C1 (consumidor primário) irá repassar sua PSL, que é o resultado de sua PSB – R, para o C2 (consumidor secundário). PSL = produtividade secundária líquida; PSB = produtividade secundária líquida e R é igual à respiração. A produtividade primária ou básica de um sistema ecológico, de uma  comunidade, ou de qualquer parte dela, define-se como a velocidade a que a energia da radiação é aremazenada pela aticidade fotossintética ou quimiossintética de organismos produtores (principalmente plantas verdes) na forma de substâncias orgânicas susceptíveis de utilização como matéria alimentar (Odum, 2001).

Conceito de produtividade primária bruta – é a velocidade total da fotossíntese, incluindo  a matéria orgânica utilizada na respiração durante o período de medição. (Odum, 2001).
Produtividade primária liquida – é a velocidade de armazenamento de matéria orgânica nos tecidos vegetais,em excesso relativamente ao consumo na respiração por parte das plantas durante o período de medição. Essa produtividade também é conhecida como “fotossíntese aparente” ou ” assimilação total”. (Odum, 2001)

17. São características observadas nos biomas da Caatinga, do Cerrado e dos Manguezais, respectivamente:
A) baixo índice pluviométrico; árvores com diversidade de epífitas; plantas com pneumatóforos.
B) plantas xeromórficas; planícies inundadas; plantas com rizóforos.
C) árvores com folhas perenes; temperatura moderada; alto índice pluviométrico.
D) prevalência de gramíneas; amplas planícies; solo salgado.
E) plantas caducifólias; clima quente; solo lodoso.
                                                                           
COMENTÁRIO: 

Na caatinga a perda das folhas constitui um mecanismo de defesa contra a dessecação do vegetal em período de estiagem relacionado à falta de chuva, pois na caatinga ou mata branca em significado tupi, pode apresentar um período de seca que se prolonga até por nove meses ou mais. A estação de chuvas apresenta-se de forma irregular com freqüência, sendo que a pluviosidade ocorre entre 500 e 700 mm por ano. 

Já no cerrado a  temperatura média anual fica entre 22 °C e 23°C e apresenta uma estação seca bastante rigorosa, mesmo chovendo em outras épocas do ano. E no manguezal o solo é inconsistente, pois como ocorre em área de encosta, bastante inundável, apresenta-se de forma lodosa. Tais características destas três estruturas procedem com suas ocorrências nas áreas características acima citadas na questão.

18. As plantas avasculares são pequenas e são comuns em ambientes sombreados. Sobre suas características reprodutivas, observe o ciclo de vida exemplificado abaixo e assinale a alternativa correta.

 
A) Na cápsula, ocorre a meiose, formando-se esporos haplóides que são eliminados no solo (1).
B) Cada esporo desenvolve-se formando gametófitos unicamente masculinos (2).
C) Anterozóides haplóides fecundam oosferas diplóides (3), ocorrendo a seguir divisões meióticas sucessivas.
D) O arquegônio com o embrião diplóide (4) desenvolve-se formando uma estrutura haplóide.
E) O esporófito (5) representa a fase assexuada do ciclo reprodutivo.

COMENTÁRIO:

Nesta questão percebe-se facilmente uma falha no gabarito, quando este se refere à letra E, pois a fase 5 identificada no esquema de uma briófita na verdade é o gametófito e apresenta uma fase sexuada. Já na letra A o item tem maior consistência por descrever o processo meiótico em desenvolvimento e a formação dos esporos, estes no solo, tendo condições ambientais e edáficas satisfatórias, irão germinar e formar o protonema, que ao desenvolver-se darão origem aos gametófitos masculinos e femininos.

Lembre-se:

1. Somente nas briófitas a fase gametofítica é mais desenvolvidada que a fase esporofítica.
2. Nos vegetais, o gametófito sempre é haplóide.
3. Nos vegetais, o esporófito sempre é diplóide.
4. Neste ciclo evidenciado acima, os gametas são formados a partir da diferenciação mitótica.
5. Os esporos são sempre haplóides.

19. As técnicas de cultivo in vitro de plantas se utilizam de uma série de fitormônios para garantir o desenvolvimento da planta no laboratório, antes da mesma ser levada para o campo. Sobre esse assunto, identifique a correlação correta entre o fitormônio e a sua respectiva função na planta:
A) auxinas – floração.
B) giberilinas – alongamento caulinar.
C) ácido abscísico – dormência de sementes.
D) citocininas – amadurecimento dos frutos.
E) etileno – retardo do envelhecimento da planta.

COMENTÁRIO:

Essa questão sobre os fitormônios, hormônios vegetais, também como a questão anterior, apresenta uma fragilidade quanto “aos gabaritos”, pois tanto o item B, quanto o item C estão corretos, no entatnto, as caracteristicas relacionadas a estes hormônios são procedentes. No item A, a incoerência é devido a floração está relacionada diretamente com o fotoperiodismo, no item D, o erro é devido o amadurecimento está relacionado com o etileno e na letra E, o retardo do envelhecimento da planta é uma característica da citocinina.

20. Os cordados compreendem um grupo diverso do reino Animalia que compartilha características, também, pela maioria dos invertebrados, em alguma fase do ciclo de vida como, por exemplo a presença de:
A) simetria bilateral.
B) notocorda.
C) fendas branquiais.
D) tubo nervoso dorsal.
E) cauda pós-anal.

COMENTÁRIO:

A questão 20 apresenta como resposta a letra A, já que pede como item correto aquele referente a uma característica comum entre a maioria dos cordados e invertebrados e realmente, entre as citadas nas alternativas, a que contempla o item correto está na letra A, pois a presença de notocorda é que vem a distinguir cordados e invertebrados e os outros itens como citados: fendas branquiais, tubo nervoso dorsal, e cauda pós-anal são relativos apenas a cordados. Falta ainda aqui a presença do endóstilo, estrutura esta somente ocorrente em cordados e relaciona-se á faringe e tem morfologia sulcada, em sentido longitudnal na parede ventral faríngea encontrada em cefalocordados (anfioxo), urocordados (ascídias) e em vertebrados vai dar origem à tireóide.

21. Os animais abaixo representam pragas urbanas comuns nas grandes cidades e vetores de doenças humanas. Sobre esses animais, é correto afirmar que:

 
A) no máximo, três dos animais acima pertencem ao Filo Arthropoda.
B) os animais 1, 2 e 3 pertencem à Classe Insecta.
C) caso o animal 4 seja da espécie Aedes aegypti, poderia transmitir a febre amarela e a dengue.
D) o animal 5 poderia transmitir a leptospirose e a raiva, ambas doenças bacterianas.
E) pelo menos um dos animais acima poderia transmitir a doença-de-chagas.


COMENTÁRIO:

Na questão 21 estão identificados animais desta forma seqüenciados: 1 (escorpião), 2 (mosca), 3 (barata), 4 (pernilongo), 5 (rato). Os números de 1 a 4 identificam animais do filo Artropoda, sendo os escorpiões pertencentes á classe Chelicerata, subclasse arachnida, ordem scorpiones, estes não são transmissores de parasitas, mas apresentam glândula de veneno sendo injetado em vítimas a partir de um aparelho picador chamado télson que apresenta uma ponta afilada, o acúleo. O item que melhor responde é a letra C, pois é um pernilongo e realmente sendo o Aedes aegypti pode transmitir tanto o parasita causador da febre amarela, neste caso, um vírus e/ou transmitir a dengue, também causada por tipos virais.

A forma como esses tipos virais são transmitidos dão à eles uma denominação: arbovírus. O rato identificado pelo número 5 pode transmitir a leptospirose através de sua urina ao liberar substâncias tóxicas a partir da bactéria do gênero Leptospira. Já a raiva ou hidrofobia tem seu agente etiológico num grupo de vírus do tipo Rhabdovirus, o gênero Lyssavirus.O causador do mal chagásico, é o Trypanosoma cruzi, protozoário flagelado transportado pelo inseto Triatoma infestans, também conhecido como barbeiro ou chupança.

22. A Tenia saginata e a Tenia solium são vermes prevalentes em comunidades humanas de várias partes do mundo. Considerando o ciclo de vida das tênias, ilustrado abaixo, é correto concluir que:

 
A) ovos (1) depositados pelo homem, através das fezes, em solo ou vegetação, tornam-se a fonte de infecção de hospedeiros intermediários.
B) animais mamíferos (2 e 3) são susceptíveis à doença, pois os ovos de tênia ingeridos eclodem no intestino causando infecção gastrintestinal.
C) quando a infecção do hospedeiro intermediário se dá através do sangue, o cisticerco pode migrar para os tecidos musculares através da circulação.
D) após o consumo de carne suína contaminada com a tênia adulta (5), o homem contrai a infecção e se torna o hospedeiro definitivo.
E) os vermes adultos (6) migram do intestino humano para outros órgãos, produzindo uma infecção sistêmica que pode levar à morte.

COMENTÁRIO:

O ciclo da Taenia identificado acima tem seu item correto na letra A, já que a contaminação no solo por defecação humana, contamina o solo e por conseqüência infecta os hospedeiros intermediários identificados na figura pelo boi e pelo porco. Quanto ao outros itens, estes tem algumas incorreções, no item B a eclosão dos ovos vai possibilitar a saída do verme ainda na fase embrionário e este vai se transformar em larva denominada oncosfera, que irá perfurar a parede intestinal e chegará à corrente sanguinea, indo se alojar no cérebro ou musculatura do hospedeiro. Na letra C, a incorreção é pela forma da infecção, esta ocorre pela ingestão de ovos ou da larva e não por via sanguinea. O homem adquire este parasita do porco ou boi quando ingere larvas alojadas em suas musculaturas e não quando ingere a fase adulta do verme, este é o contra ponto da letra D. Por conta do verme adulto não apresentar boca (sistema digestório incompleto), não teria como se alimentar em locais diferentes do corpo que não seja o intestino delgado, principalmente no duodeno, local em que ocorre o processo de absorção dos nutrientes. Contrapondo, assim, o enunciado na letra E.


23. A figura abaixo mostra um dos estágios do desenvolvimento embrionário observado em vários grupos animais. Sobre este tema é correto afirmar que:

 
A) nesse estágio, é definido o plano corporal do organismo.
B) o blastóporo (1) dará origem ao ânus nos vertebrados.
C) a figura mostra a blástula, estágio em que a blastocela (2) está repleta de líquido.
D) o arquêntero (2) originará a boca nos moluscos e artrópodes.
E) as células que originarão o sistema nervoso migram da periferia (3) para o interior do embrião.

COMENTÁRIO: A questão 23 tem ressalva a ser feita, pois o item B realmente apresenta-se como alternativa correta, mas de acordo com Amabis e Martho em (Biologia das células 3ª edição-2009, página 471) “ ...É nessa fase (gastrulação) que se define o plano corporal do futuro animal. Esta mesma citação também é encontrada na 2ª edição-2004, página 386 tópico 18.3, Capítulo 18. Como o esquema na questão identifica a gástrula, tem-se dois itens corretos, tanto a letra A quanto a letra B.

24. Não constituem células, tecidos ou órgãos hematopoiéticos, em qualquer fase do ciclo da vida humana:
A) a medula óssea vermelha.
B) as células-tronco linfoides.
C) o fígado.
D) o baço.
E) o pâncreas.

COMENTÁRIO: O tecido hematopoiético é responsável por produzir células sanguineas de forma ininterrupta e encontra-se localizado no interior de alguns ossos constituindo a medula óssea vermelha. Os principais locais de produção de células sanguineas são o fígado e o baço. As células- tronco linfóides produzem os linfócitos B e T, portanto, destes itens acima, o único que não contempla a questão encontra-se na letra E, pois os pâncreas em nenhum momento de suas atividades vitais, produz células sanguineas.

25. Os atletas olímpicos geralmente possuem grande massa muscular devido aos exercícios físicos constantes. Sobre a contração dos músculos esqueléticos, é correto afirmar que:
A) os filamentos de miosina deslizam sobre os de actina, diminuindo o comprimento do miômero.
B) a fonte de energia imediata para contração muscular é proveniente do fosfato de creatina e do glicogênio.
C) na ausência de íons Ca2+, a miosina separa-se da actina provocando o relaxamento da fibra muscular.
D) a fadiga durante o exercício físico é resultado do consumo de oxigênio que ocorre na fermentação lática.
E) a ausência de estímulo nervoso em pessoas com lesão da coluna espinal não provoca diminuição do tônus muscular.

COMENTÁRIO: O item da letra A está incorreto devido o deslizamento se dá pelos filamentos de actina sobre os de miosina, causando o encurtamento do miômero ou sarcômero. A fonte de energia imediata para o processo de contração muscular é a molécula de ATP (Adenosina Tri- fosfato), como tal composto energético só é suficiente para manter uma contração por 0,5 segundo, nos músculos há um reservatório energético à base de fosfato de creatina, também chamado de fosfocreatina, sendo um composto bastante energético e encontrado em uma concentração aproximadamente 10 vezes maior do que a de ADP. Mesmo com essa capacidade energética, a fosfocreatina é fonte indireta de energia para a contração da musculatura.

O glicogênio é um homopolissacarídeo formado por centenas de moléculas de glicose que é armazenado nas células musculares esqueléticas e constitui um reservatório a médio prazo de moléculas de glicose, utilizadas na respiração celular para gerar ATP. A fadiga muscular, resulta principalmente, da incapacidade dos processos contráteis e metabólicos da fibra muscular em produzir a mesma quantidade de trabalho. E mesmo o nervo motor, impulso nervoso, placa motora e fibra nervosa funcionem normalmente a depleção de ATP nas próprias fibras nervosas torna a contração gradualmente mais fraca. O tônus muscular é o estado de tensão muscular sustentado devido ao relaxamento de uma fibras musculares e a contração de outras.

Uma lesão na medula espinhal pode acarretar a falta de estimulação nervosa dos músculos, podendo perder o tônus e sofrer degeneração no tecido muscular, causando atrofia da musculatura. Na letra C, tem-se a informação correta sobre processo de contração muscular, já que na ausência de íons cálcio, a miosina separa-se da actina e os miômeros distendem-se, gerando o relaxamento da fibra muscular.

26. São funções desempenhadas pelo tecido sanguíneo,exceto:
A) o transporte de gases.
B) a excreção de metabólitos.
C) a dissipação do calor.
D) a coagulação sanguínea.
E) a nutrição celular.

COMENTÁRIO:

Na questão 26 foram apresentadas algumas funções  do tecido sanguineo pelo corpo animal, e dentre estas, só não faz parte deste conjunto, a excreção de metabólitos, já que o sistema responsável por tal função é o excretor, relacionado aos rins e a pele, através de glândulas sudoríparas e sebáceas. De forma desatenta, um ou outro aluno pode se sentir atraído em marcar a letra C, por considerar o item relacionado à função da pele, mas quando ocorre aumento da temperatura do corpo, ocorre uma dilatação dos vasos sanguineos dérmicos que aumentam a circulação de sangue na pele, o que aumenta a irradiação ou dissipação de calor para o meio e o conseqüente resfriamento do corpo.

27. A fagocitose de hemáceas velhas no baço e no fígado provoca a degradação da hemoglobina e resulta no composto que dá cor à urina, ou seja, a:
A) amônia.
B) ureia.
C) bilirrubina.
D) estercobilina.
E) urobilina

COMENTÁRIO:

A bilirrubina é o pigmento resultante do metabolismo da hemoglobina, a partir da quebra de hemácias. A urobilina é o pigmento produzido devido à redução da bilirrubina por bactérias da flora intestinal e excretado pelos rins ou eliminado pelo fígado e constitui um dos elementos corantes da urina, dando-lhe a cor amarelada. Já a estercobilina é um pigmento marrom proveniente da redução da bilirrubina e que serve como colorante dando cor marrom às fezes. Diante do que fora citado, tem-se como item correto a letra E.

28. Sobre a integração hormonal necessária para equilibrar os níveis de glicose no sangue, observe a figura abaixo e assinale a alternativa correta. 

 
A) Alimentos ricos em carboidratos (1) inibem as células alfa (2) a produzirem insulina e estimulam (3) células beta a produzirem glucagon.
B) A produção de insulina por células beta (4) estimula a glicogenólise no fígado (5).
C) Alimentos pobres em carboidratos (6) inibem células beta (7) e estimulam células alfa (8) a produzirem glucagon.
D) A secreção de insulina por células beta (4) estimula a glicogênese, enquanto que a secreção de glucagon por células alfa (9) estimula a glicogenólise.
E) Por estimulo da insulina (9), alimentos pobres em carboidratos induzem a liberação de glicose na corrente sanguínea pelo fígado (10).

COMENTÁRIO:

A questão 28 refere-se ao trabalho conjugado dos sistemas digestório e endócrino, em que a figura traz as imagens do pâncreas e do fígado. O pâncreas é uma glândula anfícrina de grande importância para o bom desenvolvimento de nossas atividades funcionais e metabólicas. As ilhotas pancreáticas, na porção endócrina, são formadas por dois tipos celulares, as células-beta, que produzem insulina e são responsáveis por 70% de cada ilhota e as células-alfa, responsáveis pela produção de glucagon. 

Enquanto a insulina permite a absorção de glicose pelo fígado, músculos esqueléticos e células do tecido gorduroso, diminuindo a concentração de glicose circulante no sangue o glucagon tem efeito inverso ao da insulina e contribui para aumentar o nível de glicose na corrente sanguinea. O glucagon estimula a transformação do glicogênio em glicose, processo este, chamado glicogenólise. A glicogênese é o processo de formação do glicogênio a partir da glicose, este armazenamento ocorre no fígado e nos músculos. Diante do exposto, ratifica-se a alternativa na letra D.

29. O daltonismo é uma condição genética que impede a distinção de certas cores. No daltonismo do tipo II, a pessoa vê o “vermelho” como se fosse “verde” e, neste caso, a doença herdada é ligada ao cromossomo X. Considerando que o alelo para o daltonismo comporta-se como recessivo, é correto afirmar que uma mulher portadora do mesmo e filha de uma mãe heterozigótica:
A) será daltônica, se o pai também for daltônico.
B) será daltônica, mesmo que o pai não seja daltônico.
C) terá 50 % de chance de nascer daltônica, caso o pai seja daltônico.
D) terá 25% de chance de nascer daltônica, caso o pai seja daltônico.
E) não será daltônica independente do genótipo do pai.

COMENTÁRIO:

A questão 29 se não lida de forma atenta, o aluno tende a marcar a letra A, já que na condição do cruzamento tem-se que:

 Mãe                                   Pai
XDXd ----------------------------  XdY
                                            
                     XdXd 
             Mulher em questão

Então, sendo o pai daltônico (,XdY ) e ela já sendo portadora do alelo recessivo para o daltonismo, o pai transmitira à filha o gameta contendo o cromossomo Xd, portanto, a mulher em questão, filha do casal, teria 100% de chances de ser daltônica.

Fazendo uma melhor análise, percebe-se que não é informado de onde vem o cromossomo Xd , ou seja, uma coisa é certa, ela é portadora do alelo, mas não se sabe se é do pai ou da mãe. O item B de não se sustenta, porque a provável maneira da mulher em questão ser daltônica é se seu pai também for daltônico e sua mãe ter-lhe passado o cromossomo como o gene para o daltonismo, informação essa, que não é dada na questão. Já no item C, apontado como gabarito deste questionamento, a mulher em questão terá 50% de chances de ser daltônica se seu pai for daltônico, pois como não é informado de onde veio o cromossomo Xd com o alelo para o daltonismo e sendo a sua mãe heterozigota, tem-se a seguinte possibilidade de cruzamento:

                      XDXd   ------------------------------------- XdY
                     -------                /
                        /                    /
     R!               /                    /
                       /                    /
                         ---------------            /
Gametas   XD       Xd            /
               1/2      1/2               /
                                               ----------                       
                                        XdX


Então se o pai sendo daltônico só pode transmitir o cromossomo Xd , de sua mãe tanto pode vir para a mulher em questão (filha do casal) o cromossomo XD como o cromossomo Xd e a probabilidade que cada um destes cromossomos tem de chegar à filha, no caso a mulher em questão é de ½, ou seja 50%. Os itens constados nas letras D e E, são automaticamente descartados diante da afirmação do item apresentado na letra C. Em hipótese alguma dentro do questionamento feito, não se pode afirmar com certeza o genótipo da mulher em questão se não pela probabilidade acima apresentada.


30. Joana sofreu um acidente de trânsito e necessita de transfusão sanguínea. Contudo, o hospital não possui seu tipo sanguíneo, “AB-negativo”, ou sangue em estoque do tipo “O”. Uma alternativa possível seria receber sangue de pessoas com os genótipos:

A) IAi e Rr
B) IBi e rr
C) IAIB e RR
D) IAi e RR
E) IAIB e Rr
 
COMENTÁRIO:

Como o sangue de Joana é AB-negativo, ela é pode receber sangue negativo dos seguintes tipos: A, B, AB e Zero. Portanto, nos itens acima, somente a letra B contempla o questionamento. A tipagem sanguinea AB pressupõe ser receptora, já que não apresenta anticorpos no plasma sanguineo que venham a incompatibilizar com outros tipos sanguineos, já o fator Rh negativo, por via de regra, somente aceita doação também de tipos sanguineos negativos.

5 comentários:

  1. prof também acho que a alternativa correta da questão 29 seria a letra 'C', mais no gabarito oficial tem 'A'!
    não podemos fazer mais nada já que o gabarito é definitivo??(responda por favor!!)

    ResponderExcluir
  2. Professor, por favor gostaria que comentasse (resolvesse) a prova de Medicina da FCMMG 2012 ou algumas questões dela. É possível?

    ResponderExcluir
  3. Professor muito bom o seu bolg, obrigada por esse reforço! Só uma dica sobre essa cores do template ela são duas cores muito fortes e com a letra em vermelho cansa a vista.
    Fora isso é um trabalho maravilhoso.
    Abç

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou muito na questão 3!! Obrigada :D

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Prof. Marcelo Ventura!
    Estava lendo o seu texto e deparei com a informação de que a meiose não faz parte do ciclo celular. Concordo com a sua afirmativa e compartilho esse pensamento, mas queria uma bibliografia que sustente essa afirmativa. É possível irmformar algumas bibliografias?
    Grato.

    ResponderExcluir