PROF. ARGEOMAR

Minha foto
TERESINA, PIAUÍ, Brazil
32 ANOS DE IDADE, SENDO QUE HÁ 11 ANOS DEDICA-SE A EDUCAÇÃO COMO PROFESSOR DE QUÍMICA, ATUALMENTE LECIONA NOS COLÉGIOS: CEV, CERTO, CIDADÃO-CIDADÃ, MADRE DEUS, GILBERTO CAMPELO, INEC, ANGLO LAVOISIER, ANGLO PROVEST E TERESINA.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

QUESTÕES ESTILO ENEM

01. O Greenpeace vem adotando as armas capitalistas em defesa das causas ecológicas há algum tempo. A transação, agora, envolve o chamado sequestro de carbono do ar: o tanto que as companhias emitem de CO2 deve ser restituído à natureza em forma de preservação florestal. Cada hectare de floresta tropical preservada limpa a atmosfera, retirando dela 9kg de carbono por ano.
(Veja na sala de aula)
Assim, a quantidade de carbono, em mol, que 12 hectares de floresta tropical retiram da atmosfera anualmente é
a) 4,5 x 1026            b) 4,5 x 1023            c) 7,5 x 106               
d) 9 x 103                  e) 1,08 x 102

Dado: Massa molar: C = 12g/mol

02. Segundo engenheiros especialistas em construções e obras-primas feitas de mármore de antigas cidades, a deterioração desse material nos últimos anos é bem mais acentuada que em outras décadas. Ficou com provado ser a poluição atmosférica uma das causas mais sérias do desgaste dessas obras e monumentos. Com relação ao texto acima, é correto afirmar:

a) O mármore, de fórmula molecular KNO3, foi danificado pelas chuvas que ocorreram nos últimos anos em grande quantidade, provocando infiltrações nas obras.

b) A interação do SO2 (substância originada de combustíveis fósseis, que possuem enxofre em grande quantidade) com o oxigênio do ar e a umidade produz uma ação corrosiva exercida pelo ácido sulfúrico sobre o mármore.

c) O envelhecimento das obras deve-se à reação entre óxidos e o oxigênio do ar, os quais dão origem a um poderoso oxidante denominado ozona.

d) O monóxido de carbono encontrado na chuva ácida é que provoca o desgaste do carbonato de sódio.

e) A maioria dessas cidades antigas e suas obras são encontradas próximas do mar e os ventos carregam o cloreto de sódio, solubilizando o carbonato de cálcio, constituinte do mármore.


03. O sabor e o aroma (buquê) que o vinho apresenta dependem da uva empregada, de alguns fatores climáticos e do seu processo de produção. Os principais compostos responsáveis pelo buquê são aldeídos e ésteres, sendo que no vinho existem ainda açúcares, ácidos e o principal produto da fermentação da glicose, o etanol. A intensificação do aroma do vinho no seu envelhecimento deve-se à formação de ésteres no interior da garrafa. Estes compostos se formam no envelhecimento do vinho através da

a) oxidação do álcool.                         
b) reação do álcool com ácido carboxílico.

c) oxidação do aldeído.                                   
d) reação do álcool com aldeído.

e) oxidação do ácido carboxílico.


04. Um martini, cuja massa é cerca de 150g, contém 30% em massa de álcool. Cerca de 15% deste álcool no martini passa diretamente para a corrente sanguínea, que para um adulto tem um volume de aproximadamente 7,0 litros. Calcule a concentração de álcool no sangue, em g/mL, para uma pessoa que tomou dois martinis antes do jantar (uma concentração de 0,003g/mL é frequentemente tomada como indicador de intoxicação em um adulto “normal”).

a) 0,019            b) 0,009            c) 0,0019           
d) 0,19             e) 0,0095

05. Para se isolar a cafeína (sólido, em condições ambientais) de uma bebida que a contenha (exemplos: café, chá, refrigerante etc.) pode-se usar o procedimento simplificado seguinte.


“Agita-se um certo volume da bebida com dicloroetano e deixa-se em repouso algum tempo. Separa-se, então, a parte orgânica, contendo a cafeína, da aquosa. Em seguida, destila-se o solvente e submete-se o resíduo da destilação a um aquecimento, rece bendo-se os seus vapores em uma superfície fria, onde a cafeína deve cristalizar.”


Além da destilação e da decantação, quais operações são utilizadas no isolamento da cafeína?

a) Extração e sublimação.        
b) Flotação e sublimação.         
c) Extração e ebulição.

d) Flotação e ebulição.              
e) Levigação e condensação.

06. O efeito estufa, processo natural de aqueci mento da atmosfera, é essencial para a existência de vida na Terra. Em tal processo, uma parcela da radiação solar refletida e da radiação térmica emitida pela superfície terrestre interage com determinados gases presentes na atmosfera, aquecendo-a. O principal mecanismo físico responsável pelo aquecimento da atmosfera devido à ação do efeito estufa resulta da

a) absorção, por certos gases da atmosfera, de parte da radiação ultravioleta recebida pela Terra.

b) reflexão, por certos gases da atmosfera, da radiação visível emitida pela Terra.

c) absorção, por certos gases da atmosfera, de parte da radiação infravermelha proveniente da superfície da Terra.

d) reflexão, por certos gases da atmosfera, de parte da radiação de microondas recebida pela Terra.

e) refração das radiações infravermelhas e ultravioletas na atmosfera terrestre.


07. Um expressivo polo de ferro-gusa tem se implantado ao longo da ferrovia de Carajás, na região sudeste do Pará, o que ensejou um aumento vertiginoso na produção de carvão, normal mente na utilização de fornos conhecidos como “rabos-quentes”. Além dos problemas ambientais causados por esses fornos, a questão relativa às condições altamente insalubres e desumanas a que os trabalhadores são submetidos é preocupante. A enorme temperatura a que chegam tais fornos propaga uma grande quantidade de calor para os corpos dos trabalhadores que exercem suas atividades no seu entorno.

Com base nas informações referidas no texto acima, analise as seguintes afirmações:

I. O gás carbônico (CO2) emitido pelos fornos é um dos agentes responsáveis pelo aumento do efeito estufa na atmosfera.

II. Nas paredes do forno o calor se propaga pelo processo de convecção.

III. O calor que atinge o trabalhador se propaga predominantemente através do processo de radiação.

IV. O deslocamento das substâncias responsáveis pelo efeito estufa é consequência da propagação do calor por condução.

Estão corretas somente

a) I e II              b) I e III             c) II e III 
d) III e IV           e) II e IV


GABARITO:
1. D      5. A
2. B      6. C
3. B      7. B
4. C


Um comentário: